Wednesday, October 24, 2007

era uma espécie de celebração em uma espécie de faculdade. formatura de alguma turma, talvez, mas todos estavam comemorando. grande parte dos aposentos tinham comidas e bebidas, gente falando alto e rindo. eu estava em uma sala que tinha pouca gente, uns poucos conversando, alguns sentados. passo pela mesa das comidas, sem nada me interessar o suficiente. então me viro para direita e vejo ela, sentada, sozinha. que surpresa. aproximo-me e sento ao seu lado. começamos a conversar. eu, curioso, como sempre, faço um questionário: pergunta atrás de pergunta, sempre interessado e querendo saber mais. acabo descobrindo que ela na verdade nasceu na Itália e viveu até os 10 anos lá. isso me remete aos meus 10 primeiros anos de vida, que pra falar a verdade, eu não lembro de quase nada - sempre foi algo que me instigou muito, simplesmente não lembrar da minha infância. então pergunto como foi a dela, lá. imediatamente o tom da conversa muda; ela fica mais retraída, abaixa a cabeça, se encolhe um pouco e diz - vagamente, com uma voz baixa e que tenta esconder a dor - que não lembra muito bem. eu sinto que algo ruim aconteceu e que não é um assunto agradável pra ela. isso me incomoda, deixa-me com vontade de saber mais, para quem sabe poder fazer alguma coisa para tentar confortá-la, deixar alguma mensagem otimista. aproximo-me mais dela e lhe pergunto algo, acho, também abaixando a minha voz, para que as pessoas do lugar esquecem e não se importassem com a nossa presença.


acordo. fim.