Saturday, December 20, 2008

um pouco de niilismo acadêmico.

então. hoje foi um dia diferente.

há uns anos atrás, eu trocava de direito para jornalismo. e com isso, ia para uma turma nova, com um pessoal que acabou de sair do colégio (em grande parte). comecei com eles e eventualmente a turma ia se quebrando, uns optavam por não fazer tais matérias em tais semestres, outros se atrasavam rodando, e por aí vai. se eu tivesse passado por todas as cadeiras normalmente, como eles, eu estaria me formando hoje. but I'm not.

a principal diferença do semestre que passou para o próximo é que não os verei mais pela faculdade. não estou dizendo que isso é ruim, mas será diferente. menos gente conhecida. e, claro, mais gente passando no vestibular, ou seja, mais gente nova no campus. fico pensando nas festas que fizeram, nas memórias que criaram dentre daquele prédio, com aqueles professores e aqueles funcionários. e, durante a colação, no teatro, senti o mesmo. uma era acabando. nunca mais.

tudo isso me levou à seguinte constatação: não é sempre a mesma coisa? a turma que se formou semestre passado era igual. um grupo unido, com alguns poucos atrasados junto (afinal, sempre existem excluídos). as suas estórias, tudo que aconteceu entre os colegas que agora saem da faculdade, tudo isso já aconteceu antes, mas com outras pessoas. e ao mesmo tempo, as pessoas são iguais. no colégio também é a mesma coisa. você acha que cria amigos legais estudando, mas são apenas relacionamentos por interesse. claro, um ou dois realmente prestam. só que a maioria você nunca mais vai ver, e quando encontrá-los, vai querer conversar um pouco e lembrar dos velhos tempos. mas isso é perda de tempo. as pessoas mudaram e pra que fingir se importar? que porra de nostalgia é essa?