Thursday, December 11, 2008

um pequeno desabafo musical.

um dia encontrei um amigo meu em algum lugar e ele tinha um mp3 player consigo. como o conheço, sei que ele é fã de banda X, Y e Z. como estavamos meio sem assunto, perguntei, já me arrependendo: o que tens ouvido no mp3 aí? imediatamente pensei "ele vai responder as tais bandas." e, fato, se eu pensei em 5, ele disse 4 delas. bandas boas, claro, mas... tudo tão conhecido e limitado. uma vontade enorme surgiu de perguntar tu só escuta isso? não gosta ou não conhece mais nada, não?

tudo bem, a pessoa pode ser muito legal e tudo mais (sei que sou um musicfag irremediável e estou exagerando) mas quando noto que gente que gosto não busca conhecer música nova, ou no mínimo ter alguma banda boa favorita e saber tudo deles de cor, isso me decepciona profundamente. atualmente tenho dois amigos que são parecidos comigo nesse aspecto (que nem lerão esse post, provavelmente) e eu converso bastante com eles. se você gosta de coisas boas, é um assunto que não termina nunca.


vou aproveitar o post e falar sobre outra coisa que me instiga musicalmente. desde 2005, eu nunca atingi o número 1000 com um único artista no last.fm. o meu top 1 atual é pink floyd, com 711. e eu diria que 90% dos meus 144 amigos no site já chegaram ao 1k. por que isso? por que eu não consigo ouvir tanto a mesma banda, mesmo ela tendo muitos cds perfeitos?

não sei explicar. uma coisa eu sei que influencia nisso, e é algo que eu faço bastante. se uma banda que eu acabo de descobrir tem dois cds, e eu acho um deles perfeito, eu escuto muito ele. dificilmente vou escutar o outro. afinal, não pode ser tão bom quanto esse. er, agora que percebo que isso não influencia muito não, afinal a contagem é quantas vezes escuta a banda, não importa o cd ou música.

continuando. então, no caso de um cd novo perfeito. eu escuto muito até decorá-lo praticamente. e então deu. quando tenho a certeza absoluta de que aquilo me agrada muito, eu paro de ouvir. com bandas antigas que eu gosto muito, é parecido; eu já sei tudo de cor, pra que ouvir de novo? bora buscar outras músicas que me agradem tanto assim. e resultado disso, são muitos artistas novos. acabo escutando "muito" coisas novas (não o suficiente para chegarem no top 20, por exemplo) e aí quando decoro, troco. e isso, por sinal, era o principal motivo que me fez resetar a contagem do last.fm duas vezes. quando o mínimo para chegar no top 50 era 100 escutadas, eu julgava ser demais. quando raios eu iria escutar uma banda nova mais de 100 vezes?

felizmente agora eu não me preocupo mais com isso. pois ainda bem existem os tops 6 meses, 12 meses, 3 meses no last. só vejo o top 30 total eventualmente e o mínimo para entrar nele são 170. e vejam só, as 3 últimas bandas do top 30 são coisas que eu não escuto há meses. uma boa parte do top 30 eu não escuto faz tempo, pra falar a verdade. isso prova que são tudo fases. pelo menos, o que resta é uma lista enorme com bandas fodas pra caralho.