Monday, August 27, 2007

CAMPO: TEORIA DO VAZIO
TEMA: INTERNET
também conhecido como: como eu gasto meu tempo na internet



o primeiro a dizer é que a pessoa entra na internet por dois motivos. ou está entediada ou faz tempo que não entra.

o segundo a dizer é que o tempo que a pessoa irá gastar na internet, quando não tem nada pra fazer, é diretamente proporcional ao tempo que ela não estava usando internet, desde o último acesso. exemplo: saí da internet 6 da manhã, voltei às 10. é um tempo x. se tivesse saído às 6 AM, e voltado 6AM de 3 dias depois, o tempo que eu gastaria na internet seria muito maior.

de acordo com a Teoria do Vazio, pessoas passam o tempo todo lotando suas vidas com futilidades. e, caso você não saiba, existe uma quantidade considerável de coisas inúteis na internet. então começa o ciclo: fulano senta no computador e abre tal site. faz tudo que tem que fazer, ou o que quer fazer nele e vai pra outro. no meu caso, eu normalmente acesso os de atualização rápida primeiro - que são constantemente ativos e utilizados, como fóruns - para depois ir nos mais inúteis e parados (e-mails, etc). então, primeiramente acessando os rápidos e deixando os lentos para depois, esses últimos, naturalmente, demoram mais tempo para se fazer o que quer.

e é ai que fecha o ciclo: quando você já viu tudo que queria no último link parado, o primeiro que acessou já foi atualizado com coisas novas. e também existe quando o ciclo fecha-se em si mesmo; é mais raro, mas por exemplo, em um fórum grande, se a pessoa tiver vontade, pode perder muito tempo em tópicos que não costuma participar. então quando participa, os primeiros que ela comentou já tem comentários novos. um exemplo clássico é quando se passa um bom tempo sem acessar o fotolog. quando você vai para a sua lista de amigos, vê mais de duas páginas de atualizações e você vai lá e acessa grande parte. quando chega no "ok, essa foto do fulano eu já vi", você volta para o seu, vê se tem comentários novos e nota que alguns amigos atualizaram, enquanto você se atualizava em relação aos outros. mas normalmente é um ou três, daí o ciclo fecha; mal fecha, mas fecha.

lembrando que, quando estamos entediados, começamos o ciclo. então quando ele acaba, o tédio volta de forma cruel e avassaladora. nesse caso, as vezes, recomeçamos o ciclo. ou, na maioria das vezes comigo, cria-se vergonha na cara e vai-se fazer algo que presta.


então é isso. e notem que não estou levando em consideração os links de youtube que te passam no msn, nem os blogs inúteis que você lê - ou pior, escreve.