Tuesday, April 14, 2009

opeth.

"Pois bem.

No ano de 2005, eu vi vários amigos meus irem a show de metal de bandas legais, boas e famosas. E olha que não foram poucos os shows bons. Eu, contudo, apesar de conhecer as bandas, não conhecia tanto. Poderia, claro, semanas antes dos shows, baixar tudo e me viciar, mas eu seria um fã que conhece bem a banda há pouquissimo tempo e, bom, isso não tem graça. Legal mesmo deve ser quando se é fã há bem mais tempo.

Então um dia eu estava falando com um amigo sobre o show do The Gathering. Ele perguntou se eu ia ir, e eu, fiz como nos outros shows, disse que conhecia pouco; um, dois discos, no máximo dos máximos. "Que se foda", eu disse (confesso que estava um pouco de mau humor), "show de metal no brasil EU SÓ VOU SE FOR: Slayer, Opeth ou My Dying Bride. ou Metallica (e Katatonia, acresentado mais tarde). SÓ." Obviamente eu não tinha menor esperança que qualquer dessas bandas viessem para o Brasil. Metallica, de novo, talvez. Slayer? Com cd novo, talvez. agora MDB e Opeth (e Katatonia) nunca. Mesmo.


A primeira música que eu ouvi do Opeth, na verdade, não é deles, é aquele cover do Iron Maiden, "remember tomorrow". Escutei pouquissimas vezes, nem lembro como é. Isso foi em 2000. gostei. Baixei umas coisas avulsas, tudo do começo, Orchid e Morningrise, principalmente. Muito bom, muito bom. Pode-se dizer que nessa época eu já gostava muito de Opeth, das poucas coisas que conhecia. Até decorei todos os riffs de Black Rose Immortal, música de 20 minutos (não sei se lembro agora, faz tempo que não escuto esse cd). Em 2000, também, era tudo diferente; eu só ouvia metal. Até que um dia me enjoei. "É tudo igual". Pegue um estilo musical, as músicas são diferentes, mas a fórmula é a mesma. Opeth, não. Eu não via fórmulas neles, não tinha outras bandas parecidas. então conheci mais zilhões de bandas dos mais diferentes estilos e fui fazendo novas bandas favoritas. Mas Opeth eu continuava escutando (além de Slayer, claro, MDB, bandas indispensáveis assim).

Então Opeth chegou ao topo do meu conceito. Não me lembro exatamente quando foi, mas Opeth virou a minha banda favorita de metal. Ainda é, digo com orgulho. Ainda é.

Pois então.

Pois então que hoje eu descubro que esses malditos finalmente vem para o Brasil. Pela primeira vez. Shows no Rio, Sampa e Curitiba. Em Ctba, o mais perto daqui, é dia 1º de outubro de 2006. ainda falta zilênios, eu sei. Mas não importa. Por fim, eu, que nunca tinha ido a um show de uma banda que realmente gostasse mesmo, que jamais acreditava que umas das bandas citadas acima viria pra cá, vou no show da minha banda favorita de metal.

Não; ainda não caiu a ficha."


Texto escrito em Fevereiro de 2006. Deu tudo errado e os shows só foram ocorrer agora pouco, em 2009. E eu fui.