Saturday, March 08, 2008

bom, à primeira instância...

um assunto que eu acho interessante são as chamadas primeiras aparências. sabe aquilo de 'a primeira impressão é a que fica?' ok, é uma bobagem completa, mas não é totalmente sem sentido.

eu tenho uma espécie de paranóia com isso. não sempre, claro. heh, vejam só, por exemplo, pessoalmente eu não me importo muito. posso conhecer a mulher da minha vida amanhã na rua e certamente nesse momento eu não estarei nas minhas melhores aparências, digamos. contudo, quando se vai encontrar alguém da internet pela primeira vez, umas pequenas vaidades não machucam. mas, via de regra, à primeira instância, eu não me importo com isso. no fim do post falo mais sobre isso.

agora é que vem a parte interessante. pra mim, desde sempre, a internet é um lugar muito mais interessante para conhecer gente legal do que na vida real. até mesmo, de fato, já tive e ainda tenho relacionamentos virtuais muito mais interessantes, sinceros e bons do que muitos outros IRL. consequentemente, podemos dizer que eu 'me cuido' mais em como eu aparento ser virtualmente, do que na rua, na faculdade, nos círculos de amigos. ao mesmo tempo que acho isso interessante (modificar relativamente - ok, no caso que me fez criar o post não foi modificar, e sim apenas checar pra ver se tava tudo certo - suas coisas para mudar o adjetivo do 'ele parece ser adjetivo'), também acho isso patético.


é óbvio que é patético. vaidade é desprezível. não só isso, como mudar o jeito que você é ou aparenta para tentar agradar novas pessoas é algo ridículo e digno de pena. isso tudo faz parte daquele grande - como posso nominar? vai assunto mesmo, depois falo sobre isso - assunto da humanidade: tentar ser aceito. todo mundo, em alguma parte da sua vida, já fez algo idiota e não-normal para tentar ser aceito por alguém que admirava. eu já fiz. acho que mais de uma vez. não sei se ainda faço, é algo meio inconsciente, aquilo de 'tal pessoa está presente, gosto dela e quero conhecê-la melhor, não posso ser eu mesmo... ainda.' é algo triste. mas não seria assim que qualquer pessoa faz amizade com qualquer pessoa? à primeira instância, não. x conhece y, ambos acham fascinantes um ao outro e viram amigos, namorados, um casal. pelo menos é assim que dizem que funciona. nem preciso dizer que, atualmente, não é bem assim, certo?

sim, existem exceções.