Sunday, November 11, 2007

então que a faculdade de jornalismo não é só o lixo que eu esperava - "vamos praticar para quem sabe um dia trabalhar para a globo." tem aulas que são realmente legais com professores realmente legais. um deles é o de redação. na aula de redação, eu, digamos, aprendi que, em jornalismo, é impossível ser imparcial. isso pelo seguinte motivo: assim que eu escolho um fato público para torná-lo jornalístico e o descrevo com a maior imparcialdade que eu conseguir, eu estou escondendo outros fatos, e isso é ser parcial.

exemplo tosco: decido fazer uma matéria enorme sobre a derrota do time que mais odeio, mas oculto dizer que o meu time favorito perdeu de goleada.



eu nunca assito a rede globo. mas as vezes, quando se está em jantares em família, a maldita tv está ligada nesse maldito canal, então é difícil não olhar. jornal nacional, pra ser mais específico. long story short: atualmente, sempre sempre sempre que vejo um telejornal, pergunto-me: "que outros fatos eles não tiveram que esconder para noticiar este?"