Sunday, November 11, 2007

acredito que na maioria dos trabalhos de Makoto Shinkai, o foco das estórias são duas palavras principais que, juntas, não se dão muito bem: amor e distância.

quanto tempo é possível aguentar? quais serão as consequências, se as coisas continuarem como estão? quantos planos e vontades jogados por água abaixo? como é possível que esta 'distância' maldita seja tão cruel, ignorando imensos e maravilhosos sentimentos? o destino é, por fim, (tentar) esquecer? realmente nada pode ser feito? por quê? por que isso teve que acontecer?



5 Centimeters Per Second é um filme de 2007 composto por 3 ovas, que fala sobre o romance de Akari com Takaki. a primeira parte fala sobre a infância, como eles se conheceram, as promessas, os sonhos, como tudo começou e mostra como uma mensagem dizendo que o metrô vai atrasar pode doer tanto (ou pelo menos foi isso que pensei depois de ver ^^). a segunda, alguns anos depois, é sobre uma colega de Takaki, o mais triste e belo dos ovas. e por fim, o último, vários anos depois, mostrando como as coisas acabaram, terminando o filme com uma emocionante e lindíssima música. resultando tudo em um animê sensível, tenso, bonito e único.


obs.: quem já conhece trabalhos do Makoto Shinkai, como Hoshi no Koe, Beyond the Clouds, entre outros, sabe que um dos principais destaques nas obras são os gráficos e a animação. coisa que não mencionei em toda review. de fato, nas obras dele, os destaques são dois: história e animação. ambos são excelentes, mas eu sempre dou mais atenção à estória, curiosamente. e, bom, como uma imagem vale por mil palavras, não adianta ficar puxando o saco aqui da animação, então postarei umas, confiram vocês mesmos. ;)





minha review sobre 5cm/sec.