Sunday, November 25, 2007

duas coisas aconteceram, a ligação entre elas me fez criar este post.

um colega minha relatou um dia uma situação: ela estava na parada de ônibus, creio, e uma idosa veio falar com ela. perguntou alguma informação, ou algo do tipo, não lembro agora. a minha colega respondeu, normalmente, e pôs-se novamente a observar se o ônibus vinha ou não. quando ela percebe, a senhora ainda está ali do lado, a olhando, sorrindo. então a velha começa a falar um monte de coisa. diz que mora no centro de pessoas com problemas psicológicos, ali perto, o que já deixou minha colega com um pouco de pena para com a velha coitada. e então a velha falou mais um monte de coisa e foi embora, sorrindo, feliz por ter alguém que lhe escutou. minha colega depois disse que "como é interessante fingir interesse genuíno em alguém que nunca se conheceu, mesmo por alguns minutos, coisas desse tipo realmente mudam o humor da pessoa", ou algo desse gênero. sabe, em parte, eu até concordo com isso. concordo que as pessoas sorririam mais se eu sorrisse mais. hora do segundo acontecimento.

hoje fui em um show de uma banda de amigo. 3 bandas tocavam na noite. a banda do meu amigo foi a primeira, aproveitei o máximo que pude e me cansei bastante. na segunda banda, eu fiquei sentado, relativamente aproveitando. em um intervalo em uma das primeiras músicas, o vocalista - a banda dele tem quase 10 anos e não é da cidade - disse que é muito importante apoiar as bandas e coisas do tipo. o pessoal já estava de fato meio cansado. é sempre assim. enfim, o jeito que o cara falou me deixou com um pouco de pena dele. então me lembrei da minha colega e da situação dela. eu poderia muito bem ir ali perto da banda, e fingir sinceramente estar aproveitando e gostando de tudo. gostar eu já estava gostando, mas vamos aos seguintes fatos:

eu simplesmente não consigo ser tão hipócrita. mas não é só isso, também há algo de egoísmo e hedonismo misturado. é assim: eu não consigo deixar de ser eu mesmo por um tempo (ou seja, fingir ser outra coisa) para meramente tentar fazer outra pessoa mais feliz.