Thursday, September 13, 2007

CAMPO: COMPORTAMENTO HUMANO
TEMA: DIFICULDADES @ PUBLIC SPEECHING
também conhecido como: como falar bem na frente da turma toda.


é característica de pessoas tímidas ter dificuldades para falar com voz alta e clara. bom, quem é totalmente tímido, de fato terá muitos problemas com isso. se você tem baixa-estima, pior ainda. aliás, se mate. não deveria estar lendo o meu blog. mas... para pessoas antigamente tímidas e que estão se soltando com o passar dos anos, tenho coisas a dizer.

pessoas têm personalidades múltiplas. a maioria delas. nunca reparou como você se comporta na frente da mãe e na frente da namorada? então, digamos que isso são personalidades múltiplas. pessoas tímidas as vezes simplesmente não são tímidas e ficam falantes, querendo ser o centro das atenções. isso pode ser interessante, caso tenhas problemas em falar na frente da turma toda do colégio, por exemplo. notei isso numa aula de ética, onde um cara do fundão, daquele tipo que tu olha e vê que ele só pensa em sexo e é desprezível. então, ele não parecia ser a pessoa mais out-going do mundo, mas quando ele foi apresentar seu trabalho, isso mudou muito. ele falava muito bem, alto e claramente. personalidade múltipla. considerando isso mais a fundo, percebo que, sim, eu também poderia ser assim. é uma simples questão de querer. pessoas que falam baixo, rápido e gaguejam são irritantes. além de tu ter que se acostumar com ela, para entender sempre o que ela diz.

então percebo que ser assim, como disse, é uma característica da pessoa, e pedir pra ela mudar o jeito de ser, para que possa ganhar uma nota melhor, ou mesmo para que as pessoas possam entendê-la melhor, é degradante. na hora que percebi isso, orgulhei-me de ser como sou; não saber me comunicar direito, não falar claramente, poder falar mais devagar mas não fazê-lo, apenas por "se você não entende o que eu digo, problema seu". se eu acabasse mudando isso, seria menos eu.

mas então percebi, de fato, que ser introspectivo dessa forma é irritante. eu queria falar da forma que escrevo, sem nuances, sem hesitação, assim, direto, claro, conciso. escrever é muito melhor do que falar. mais impessoal. escrever é tudo (e ainda prefiro digitar a rabiscar). é por isso que digo que vou mudar, na minha forma de falar. falar mais claramente é legal. é mais como escrever. é mais direto.


mais claro. mais conciso.