Monday, January 21, 2008

a tênue linha entre amor, ódio e todos os outros sentimentos.

bom, que a diferença entre amor e ódio é praticamente inexistente isso todos já sabíamos; adoramos odiar, aquela raiva que dá gosto, e detestamos quando amamos alguém, precisar dela para se sentir feliz.


mas não é só isso. também existe uma tênue linha entre raiva e tristeza, por exemplo. tristeza lida à culpa. culpa lida à punição, e enfim, raiva. e também sabemos que, por mais que eu seja uma pessoa feliz agora, eventualmente isso vai acabar; ou eu vou morrer, ou as coisas que me dão felicidade irão acabar e desaparecer. é tudo parte da mesma corpo sentimental chamada cérebro e células feias - já ouviu falar que o ser humano não tem livre arbítrio? pois é verdade, são tudo reações biológicas, e é tudo automático.


perante a isso, sabendo que sou apenas um ser sem sentimentos e ainda assim lotado deles, só tenho uma reação: nenhuma. ou seja: amar, detestar, entristecer-me, alegrar-me e sentir prazer e dor, com tudo isso.